quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Life-Coaching

Todas as vezes em que refiro às pessoas que sou coach, as várias questões acabam sempre por surgir. O que é o coaching? O que faz um life-coach? Para que serve?

As respostas que nos aparecem, quando pesquisamos, podem parecer simplistas. O coaching ajuda cada indivíduo a atingir as suas metas de sucesso, estabelecendo e cumprindo objectivos por ele colocados e melhorando-se a si próprio.

Na verdade, as coisas mais simples são as que mais difíceis são de definir. O coach é simples. Sim, tem técnicas próprias para ajudar cada pessoa a conhecer-se melhor, a descobrir aquilo que quer da vida e como atingi-lo. Sim, melhora substancialmente a vida de cada um, atrever-me-ia a dizer que melhora a vida das pessoas até ao nível em que elas se sentem prontas para chegar.

Cada um de nós tem, dentro de si, as respostas todas. Não é que não saibamos o que queremos, como o queremos. Não é que não saibamos do que gostamos, o que valorizamos, quais as nossas prioridades. O que se passa, é que nunca nos fizemos – nunca ninguém nos fez – as perguntas certas que levem a essas respostas.

O cliente tem as respostas. O coach, as perguntas.

Um coach vai ajuda-lo/a a identificar aquilo que, de facto, preenche a sua vida – a sua Visão.
Vai ajudá-lo/a a estabelecer metas e objectivos realistas e motivantes para atingir aquilo que quer. Estará presente para o/a apoiar e motivar.
Vai ajudá-lo a identificar e a desbloquear todas as interferências que o têm impedido de caminhar até lá.
Vai ajudá-lo a organizar-se e gerir a sua vida, liderando-a com alegria.

Salientar a palavra ajudar. É importante ter alguns pontos esclarecidos antes de contratar um coach.
O coach (ou seja lá quem for) não muda a sua vida, a não ser que você a queira mudar.
É o cliente quem dá os passos, quem faz as escolhas, quem percorre o caminho. O coach auxilia na clarificação do caminho.

Se estivermos a fim de agarrar a vida e torná-la nossa, iniciar uma jornada de auto-descoberta e de ter um papel activo no nosso destino, um life-coach pode então ser um instrumento valioso.

Espero ter ajudado. Não hesite em contactar-me caso tenha dúvidas.
Abraço.

Sem comentários: